Translate

sexta-feira, novembro 10, 2006

Sexta à Mesa

Queridos visitantes e amigos:
Mais uma vez estamos aqui com esta pequena rúbrica da "Sexta à Mesa". Para hoje fui encontrar duas receitas enviadas por Alcino Couto de Sá de Moçambique para o www.comezainas.com
Para o prato principal vai aqui uma receita de pargo "Peixe à Lumbo" e depois como sobremesa o "Bolo de Catembe".
Como sempre só provei o bolo e digo-vos que é uma delícia e fácil de fazer. Bom Apetite!
Peixe à Lumbo

Ingredientes:

3 cebolas
1 ramo de coentros
0,5 l de leite de coco
0,5 Kg de miolo de camarão
1 pargo de 1 kg
2 pimentos encarnados
2 pimentos verdes
1 pitada de piripiri
sal q.b.
4 tomates

Preparação:
Amanhe o peixe e corte-o em postas. Salpique com sal. Descasque e pique todos os legumes, regando com azeite e misturando bem. Numa panela, ponha metade dos legumes, seguida do peixe e do miolo de camarão (sem tripa). Cubra com os restantes legumes e regue com leite de côco. Tape a panela e leve a cozer em lume brando (mínimo), durante 30 minutos, mexendo cuidadosamente, ocasionalmente. Sirva acabado de fazer, acompanhado com arroz.

Bolo Catembe

Ingredientes:

280 gr de açúcar
100 gr de castanha caju
225 gr de farinha
2 colheres de chá de fermento
1 dl de leite
300 gr de manteiga
2 ovos:
75 gr de pão

Preparação:
Prepare a mistura para untar a forma do bolo: rale o pão torrado ou tostas (de compra) e os cajus, misture com 50 gr da manteiga (derretida) e com 100 gr do açúcar. Barre todo o interior da forma com esta massa e leve a forma até ao frigorífico até ao momento de ir ao forno. Prepare o bolo: bata a manteiga com o açúcar restantes, até obter um creme encorpado. Junte, um a um, os ovos inteiros, batendo sem parar. Vá acrescentando o leite aos poucos, intercalando com a farinha e fermento peneirados, mexendo cada vez que junta novo ingrediente. Pré-aqueça o forno a temperatura média. Vá deitando a massa para dentro da forma (que entretanto retirou do frigorífico), às colheradas, e leve ao forno durante 45 minutos a 1 hora. Vá testando a consistência com um palito.

Não se esqueça de experimentar as receitas, e depois diga-nos se gostou. Se tiver algumas que queira partilhar use este cantinho e escreva-nos.
KANIMAMBO!

0 comentários: