Translate

Bem vindo ao blog dos Amigos de Inharrime

Conheça o nosso trabalho em Inharrime, Moçambique, e fique a par das últimas notícias.

Quer ser padrinho ou madrinha de uma criança de Inharrime?

Conheça o nosso programa de apradinhamento. Fique a saber como pode ajudar a criar um futuro para as crianças de Inharrime.

Voluntariado

Leia as partilhas dos nossos voluntários

Ajude a comunidade de Inharrime

Participe nas nossas campanhas de angariação de mantimentos, material escolar e fundos para ajudar a comunidade de Inharrime.

Cartas da Irmã Lucília

Leia todas as cartas da nossa Irmã Lucília

quarta-feira, dezembro 22, 2010

Queridos "Amigos", Padrinhos e Visitantes,

Acabamos de receber mais uma cartinha da Ir. Lucília. Foi dia de distribuição de mantimentos pelas famílias dos vossos afilhados. A azáfama deve ter sido grande pelas fotos que nos mandou. Ora aqui estão elas:





KANIMAMBO

Queridos padrinhos,

Hoje escrevo-vos em nome das famílias a dizer obrigada pelos dons recebidos.
Estavam felizes não só com a alimentação, mas também com a possibilidade de comprar as prendas para os seus filhos.
Em nome de todos muito obrigada. Eu é que já estou negra, desta vez fiquei esturrada... Mas o que é isso em comparação com a alegria deste povo?

Mais uma vez um Natal feliz e até breve que vos envie as fotos dos vossos amores.
Ir. Lucília
Um grande abraço para todos vós.
KANIMAMBO

segunda-feira, dezembro 20, 2010

2ª parte da cartinha vinda de Inharrime

Queridos "Amigos, Padrinhos e Visitantes,

Vimos publicar a 2ª parte da cartinha que nos enviou a Ir. Lucília para este Natal. Vamos acompanhar estas palavras com algumas fotos da última Festa da Gratidão em Inharrime. As meninas dançaram, actuaram, brincaram e fizeram rir.
A mensagem do cartão será:
Queridos Pais,
Os padrinhos dos vossos filhos, desejam a toda a família um Natal repleto de paz, alegria e felicidade.
Que o ano de 20110 seja próspero e cheio de Bençãos do Céu. Nós os Padrinhos e Madrinhas, queremos com a nossa ajuda, que seja mais Natal nas vossas casas, um Natal diferente. Sentimos grande alegria em colaborar na educação dos vossos filhos, embora estejamos muito longe. A toda a família desejamos umas festas Felizes".
Queridos amigos, procuro esticar cada vez mais a tenda do meu coração, onde cada um de nós tem o seu lugar e unidos louvamos o Deus menino pelos dons que nos concede. Um abraço cheio de carinho e gratidão da Vossa Irmã Lucília Teixeira
O nosso coração está cheio de gratidão a todos os que nos têm ajudado a construir este sonho que é Inharrime. Quer de lá quer daqui recebam este Natal a benção do Menino Jesus e que o novo ano seja pleno de paz, alegria, saúde e muito Amor.
Um grande abraço para todos vós e continuamos a dizer bem alto:
KANIMAMBO

quarta-feira, dezembro 15, 2010

Notícias de Inharrime

Queridos "Amigos", Padrinhos e Visitantes,

Nesta época de Natal, época de lembrar os que mais sofrem, mais precisam, os mais frágeis e necessitados, chega-nos uma mensagem de agradecimento de Inharrime. São eles que se lembram de nós padrinhos, madrinhas e amigos. A Ir. Lucília manda-nos uma cartinha, que passo a transmitir a primeira parte:
Um Natal diferente
Queridas Madrinhas, Queridos Padrinhos,

Queridos Amigos e Amigas de Inharrime,

Contemplo com profunda emoção o mistério de um Deus que assume a nossa natureza humana. N'Ele contemplo os rostos de todos vós, e a minha contemplação tinge-se de gratidão e amizade, porque através de vós podemos chegar a outros rostos, talvez mais desfigurados, mas não menos reais, do Deus Amor. Obrigada.
Neste Natal a Comunidade do Centro Laura Vicunha de Inharrime, quer desejar-vos as bençãos de Deus e pede para cada um e cada uma de vós a alegria, a paz e a felicidade. Que o ano 2011 seja próspero e que Deus vos conceda as graças que o vosso coração deseja.
As nossas notícias:

As meninas internas estão todas em férias. Levei algumas a cerca de 1000 Km para que tenham a alegria de viver algum tempo com alguém de família, mesmo que em grau afastado. Outras ficaram com os seus padrinhos.

O Centro sem crianças não é o mesmo! Sentimos falta do "chilreio" do movimento. Sentimos saudades, mas ao mesmo tempo precisamos deste tempo para nos refazermos por dentro e por fora.

Como já tive oportunidade de comunicar, dia 22 será o dia do grande movimento: as famílias das crianças irão à machamba (quinta) trabalhar 4 horas. Desta vez será a apanhar o caju que já começa a estar maduro. Seguidamente vêm ao Centro e levantam a comida juntamente com o envelope e o vosso postal de natal onde se encontra o dinheiro para comprarem a prendas das crianças. Virão depois dia 26 com as crianças já com a vossa prenda tirar a fotografia para co-la enviarem como sinal de gratidão.
Amanhã voltamos com a 2ª parte desta carta que nos chega de Inharrime.
Um grande abraço,
KANIMAMBO

domingo, dezembro 12, 2010

Carta de crianças para ajudar Tete



Queridos "Amigos", Padrinhos, e visitantes,

Em Vila do Conde está a ser preparado um contentor para a missão das Irmãs de S. José de Cluny em Tete. Tentamos aqui ajudar na divulgação da campanha e agora recebemos o pedido para publicar esta carta que receberam de um grupo de crianças. Aqui está a cartinha:

"Olá srª Raquel Guimarães, somos as crianças do Jardim de Infância da Timpeira em Vila Real e queriamos oferecer produtos alimentares a esse orfanato. Também temos roupa, livros e brinquedos, querem??
Gostariamos de saber como enviar e para onde, e se estão interessados em outras coisas.
Aguardo resposta o mais breve possível.
Atenciosamente:


Obrigada.

sexta-feira, dezembro 03, 2010

Continuamos com o Natal

Queridos "Amigos", Padrinhos e Visitantes,

Continuando com as nossas mensagens de Natal do livro de Silva Araújo.

Não há Natal quando as pessoas são instrumentalizadas, convertidas em fontes de prazer, em meios de produção, em palhaços de circo.

Não há Natal quando as pessoas, por motivos políticos, ou religiosos, são privadas da sua liberdade ou vítimas de perseguição.

Não há Natal quando há discriminações baseadas na idade, no sexo, na nacionalidade, na cor da pele ou nas ideias que se defendem.




Não há Natal quando se praticam a violência e o terrorismo.

Não há Natal quando as pessoas são injustamente privadas dos seus bens.

Não há Natal quando o homem, em vez de se considerar criatura de Deus, se converte num adorador do homem.

Não há Natal quando o dinheiro, a técnica ou a força em vez de servirem o homem, são utilizados pelos mais ricos, pelos mais evoluídos ou pelos mais fortes para o esmagarem e oprimirem.

Não há Natal quando cada um reivindica os seus direitos, e só os seus direitos, esquecendo-se do cumprimento dos seus deveres.


Não há Natal quando os homens se esquecem da sua dimensão espiritual e do seu destino eterno.

Não há Natal quando há gente a viver em barracas ou em bairros de lata.




E quando é que há Natal?

Quando nos esforçamos para inverter tudo isto e muito mais.
Há Natal quando, com a vossa boa-vontade e a vossa generosidade, disponibilidade e carinho, fazemos a vida das crianças de Inharrime um pouco melhor. Trazemos educação, alimentação, carinho, amor de mãe que eles já perderam há muito ou que não conheceram nunca.

KANIMAMBO

quarta-feira, dezembro 01, 2010

Faltam 24 dias para a o Natal...

Queridos "Amigos", Padrinhos e Visitantes,
Faltam 24 dias para o dia de Natal. Vamos novamente celebrar o nascimento de Jesus, abrir o nosso coração ao Amor sem limites.

Há tempos apareceu um livro muito interessante lá na Ludoteca, onde trabalho. É um livro sobre o Natal de Silva Araújo, "Viver o Natal". Tem teatros, poesias, quadras, canções de Natal e Janeiras. Então decidi usá-lo para acompanhar estes dias de Advento.

"Celebrar o Natal é viver a mensagem salvadora de Jesus.

Não há Natal quando o homem não reconhece no outro um seu irmão.
Não há Natal quando uns fazem despesas supérfluas - no luxo, na vaidade, na satisfação de vícios e paixões - enquanto outros não possuem o necessário.
Não há Natal quando há dinheiro para comprar material de guerra, para organizar comícios e gastar em propaganda política, e não o há para construir hospitais e abrir escolas.
Não há Natal quando os casais se vêem impedidos de terem filhos porque não dispõem de habitação suficiente.
Não há Natal quando se gasta dinheiro em divulgar práticas contraceptivas, ou em montar clínicas de abortos, e se não subsidia o ensino livre, nem se ajudam os pais a educarem os filhos de harmonia com as exigências da sua consciência.
Não há Natal quando, nos meios de trabalho, os homens em vez de se ajudarem, se guerreiam com rivalidades que semeiam a injustiça e intrigas que dividem.
Não há Natal quando os divertimentos prejudicam e degradam o homem, em vez de o auxiliarem e enobrecerem.
Não há Natal quando, na Escola, se não deixa que no espírito das crianças nasça e cresça a ideia de Deus.
Não há Natal...
Amanhã continuaremos esta digressão sobre o que o Natal não é antes de chegarmos ao que é de facto o espírito do Natal. É a nossa preparação para melhor sentirmos este Natal.
KANIMAMBO