Translate

Bem vindo ao blog dos Amigos de Inharrime

Conheça o nosso trabalho em Inharrime, Moçambique, e fique a par das últimas notícias.

Quer ser padrinho ou madrinha de uma criança de Inharrime?

Conheça o nosso programa de apradinhamento. Fique a saber como pode ajudar a criar um futuro para as crianças de Inharrime.

Voluntariado

Leia as partilhas dos nossos voluntários

Ajude a comunidade de Inharrime

Participe nas nossas campanhas de angariação de mantimentos, material escolar e fundos para ajudar a comunidade de Inharrime.

Cartas da Irmã Lucília

Leia todas as cartas da nossa Irmã Lucília

segunda-feira, março 31, 2008

How I Love Thee

Queridos Amigos, Padrinhos e Visitantes,

Hoje decidimos homenagear esta lindas meninas com um poema de Elizabeth Barrett Browning
que peço apenas desculpa ser em inglês mas mostra o amor que todos nós temos por estas caras lindas, por tudo o que elas significam e tudo o que elas fazem por nós, mesmo sem saber.

HOW I LOVE THEE

How I love thee? Let me count the ways

I love thee to the depths and breadth and height

My soul can reach, when feeling out of sight.

For the ends of being and ideal Grace

I love thee to the level of everyday's

Most quiet need, by sun and candlelight.

I love thee freely, as men strive for right

I love thee purely, as they turn from praise

I love thee with the passion put to use

In my old griefs, and with my childhood's faith.

I love thee with a love I seemed to lose

With my lost saints, .. I love thee with the breath,

Smiles, tears, of all my life!.. and, if God choose,

I shall but love thee better after death.


KANIMAMBO

sábado, março 29, 2008

Um pouco sobre nós

Queridos Amigos, Padrinhos e Visitantes,

Em Sequência da reportagem na RTP 1 surgiram vários pedidos de esclarecimento sobre quem somos, o que fazemos, para quem e que garantias damos sobre o nosso trabalho? Daí que tenhamos pensado em voltar a falar de nós. Em 2005, como resultado de um apelo da Ir.Lucília, aquando da sua visita a Portugal, um grupo de, amigos seus, reuniu-se no bar do Inatel em S. João da Caparica para discutir como podíamos responder a esse apelo. Formámos o grupo Amigos de Inharrime nesse ano a 22 de Outubro. Desde essa data o nosso trabalho cingía-se a angariar dinheiro, quer por contactos pessoais com vários benfeitores, quer em peditórios como o realizado no Mosteiro dos Jerónimos em Fevereiro de 2006 e mais tarde na festa de abertura dos 10 anos da RDP África a 1 de Abril. Passou também na divulgação em vários meios de comunicação como na revista do Diário de Notícias e na Dica em 2006 e no jornal Destak em 2007, na nossa passagem pelo programa de João Pedro Martins "Antes que seja tarde" durante uma semana inteira, em Fevereiro de 2006, programa esse que consistiu no maior impulso que alguma vez tivemos no projecto de apadrinhamento, e mais tarde em 2007 na Rádio Alcochete.

Achamos que é importante destacar aqui o sucesso que a Campanha da RDP África teve tanto no número de padrinhos, que cresceu para o dobro e estamos a falar de mais de uma centena de padrinhos quer também nas repercussões que teve também em Moçambique levando a Ir. Lucília à televisão moçambicana para uma entrevista e também com a visita da equipa da RDP. Estes jornalistas, João Pedro Martins, Sandra Claudino e Nuno Sardinha, em viagem ao Maputo para o encerramento das festividades desse 10º aniversário, aproveitaram para, a 1 de Maio visitar o Centro Laura Vicuña em Inharrime.




























































A nossa audácia levou-nos a preparar um contentor com vários tipos de artigos, desde roupa, livros e material escolar e didático, almofadas e outras roupas de casa, roupas para criança, homem e mulher, alimentos, mobiliários, etc., etc. Tínhamos muito medo e somente 1250 euros, mas isso não nos demoveu de começar a trabalhar. Os padrinhos, ao serem contactados por nós para enviarem prendas aos afilhados através do contentor, aderiram logo à ideia e pediram que abríssemos uma conta bancária para depositarem dinheiro para comprarmos alimentos e outras coisas necessárias. Assim fizemos, abrimos a conta no BPI e três semanas depois tínhamos lá 3000 euros e assim o contentor garantido, mas o que não esperávamos é que surgissem, no nada, bens para encher dois contentores. Estes seguiram a 22 de Novembro de 2006 rumo ao Maputo para ir por terra para Inharrime. Aqui estão algumas fotos, que publicámos na altura, no seu fecho aqui em Lisboa e na sua abertura no destino:

1º Contentor: Fecho em Lisboa

Abertura em Inharrime
2º Contentor: Fecho em Lisboa


Abertura em Inharrime


O nosso lema tem sido sempre a transparência e sempre informámos os padrinhos sobre o destino do dinheiro que depositaram não só no banco mas, e principalmente, nas nossas mãos. Deus quiz que não tivéssemos que mecher muito nesse dinheiro porque as caixas eram tantas depois de os enchermos, ainda nos sobrou cerca de 30 caixas que levamos a um centro social das mesmas irmãs, e dinheiro para mais outro.

Sentimos que, no ano seguinte, tínhamos de repetir a aventura e assim começámos a preparar um contentor para partir no fim de 2007. A pedido da Ir.Lucília atrasamos a sua partida para este ano. Direccionamos a nossa campanha inicialmente para os materiais de construção, como restos de colecção de azulejos e tijoleira, sanitas, bidés e lavatórios, torneiras e bichas e outras ferragens. Isto porque, como ontem referimos, está-se a construir casas para os pais com mais de 5 crianças apadrinhadas e assim a Irmã pode aplicar o dinheiro que recebe noutras necessidades do centro e das crianças e suas famílias. Para além destes itens, fizemos também o apelo para alimentos não perecíveis e de longa duração, assim como roupas de casa e de criança. (Os dois dormitórios que faltam vão ser inaugurados ainda este ano). Estamos prontos para o envio de um dos contentores que terá lugar este mês. O segundo está prestes a duplicar de tamanho devido aos bens que nos têm chegado mas o dinheiro ainda não é suficiente. A pedido de algumas pessoas que nos contactaram para puderem ajudar vamos publicar aqui os dados da conta bancária para os contentores.

NIB 001 00000 373672 2000 155 no BPI

Informamos também que a Congragação das Irmãs Salesianas passam recibo de donativo para quem assim desejar. Basta depois enviar-nos os detalhes do depósito. No final, e à semelhaça do que fizemos em 2006, daremos conta aqui sobre o rumo do dinheiro recebido. Acreditamos que só confiando é que alcançaremos a confiança de todos.

Há tantas pessoas a quem gostaríamos de agradecer, tantas que conhecemos pelos nomes como os nossos padrinhos e madrinhas, os amigos que nos ajudaram na angariação dos bens, na preparação das caixas, no empréstimo de instalações, de carros para o transporte das caixas, num cem número de outros apoios que recebemos e tantos outros anónimos. Pensamos que a melhor forma de vos agradecer, é continuar a trabalhar e mostrar o que fazemos com o carinho que demonstrais pela Casa de Inharrime e pelas irmãs que lá trabalham 24 horas por dia dando amor e educação àquelas crianças e principalmente em ensiná-las a viver a vida com alegria, herança que receberam dos seus Pais Dom Bosco e Madre Mazzarello.


É com essa alegria bem no centro do nosso coração que vos agradecemos por estarem aí desse lado a apoiar.
KANIMAMBO
(OBRIGADA no dialecto do sul de Moçambique)

sexta-feira, março 28, 2008

KANIMAMBO




Queridos Amigos, Padrinhos e Vsistantes,

Sentimo-nos movidos a agradecer a repercussão que teve a reportagem sobre Inharrime, que passou na passada quinta-feira no Jornal da Tarde na RTP 1. Mas mais importante é o agradecimento que a população de Inharrime quer exprimir a todos que ao longo destes anos os têm ajudado a dar passos para a sua independência económica e desenvolvimento e educação dos seus filhos.

A alegria nas caras das crianças que têm uma oportunidade de crescer felizes, e num ambiente são, a maior recompensa que podemos alguma vez receber.



Estas são algumas das nossas meninas internas num momento de animação no dormitório.



Eis aqui uma vista do Centro a partir do telhado do refeitório quando ainda estava em construção. Devo dizer que este já está acabado e já foi inaugurado. Um dia deste enviamos fotos de dentro e fora do refeitório.

Mas nada disto poderia ser possível se não tivessemos pessoas como vós por trás de tudo, com as orações, o apoio financeiro, o carinho que sentem pelas meninas e por esta Grande Obra Salesiana.

Fica aqui a informação para as pessoas que queiram apadrinhar uma das nossas crianças de nos escrever para amigosinharrime@mail.com que vos enviaremos a carta de boas vindas com as informações necessárias e procedimentos a seguir para receber um/a afilhado/a e também a ficha de inscrição que deve preencher e enviar-nos.

Fica aqui o nosso grande

KANIMAMBO

quarta-feira, março 12, 2008

Parabéns afilhadas



Queridos Padrinhos,

Hoje é dia de festa em Inharrime, fazem anos as gémeas Ginência e Nucha Dionísio. As Madrinhas mandam os votos de parabéns a estas suas pequeninas.

Para elas vai um grande beijinho e votos de muitos mais anos com saúde.

KANIMAMBO