Translate

terça-feira, setembro 23, 2014

Manuel Ferreira - 3 Semanas em Inharrime (2014)

Olá! Sou o Manuel, tenho 28 anos e quero contar-vos a minha experiência no Centro Laura Vicunha durante 3 maravilhosas semanas.

Tudo começou quando era pequeno: Querer experimentar dar um pouco de mim, “ajudar os outros”, entender como viviam as pessoas em zonas em dificuldades e tentar perceber como as poderíamos ajudar, eram sentimentos que me diziam que deveria fazer voluntariado… No entanto, fui crescendo e demorei muitos anos até me decidir finalmente a embarcar nesta profunda experiência.

A verdade é que, a “boa vida quotidiana” leva-nos a não pensar muito no que realmente vale a pena pensar e a ir adiando os planos “mais difíceis”. Assim, cada ano, quando se aproximava o Verão, pensava: “este ano já não dá… mas para o ano faço voluntariado”… até que, sem demasiada problemática, decidi: Este é o ano.

Tive a sorte de conhecer uma amiga que já tinha feito voluntariado no Centro Laura Vicuña em Inharrime, e pôs-me em contacto com a Irmã Lucília. Um mês e umas longas viagens de avião depois, lá estava eu no “Maxibombo” (camioneta) a subir de Maputo para Inharrime para ir passar 3 semanas ao Orfanato Laura Vicuña.

Quando cheguei, e por ser altura do Verão (na Europa) estavam vários voluntários no Centro, todos como eu para dar durante umas semanas o nosso melhor e tentar melhorar algo na vida das meninas do orfanato.
Durante os primeiros dias, a casa estava tranquila e sossegada: eram as férias escolares e as meninas tinham ido a casa dos familiares passar duas semanas. Assim, tive tempo para ajudar as irmãs com as tarefas de casa, ajudar os meninos da escola do outro lado da rua que ainda estavam a terminar os exames e até para ajudar na padaria do Centro Laura Vicuña na distribuição da venda do pão.

Pois é, com o objetivo de que o Centro Laura Vicunha seja autosustentável e crie desenvolvimento à sua volta, as Irmãs Salesianas construiram uma padaria! É incrível ver como a padaria, além de dar trabalho a muitas pessoas, ajuda ainda muitos outros comércios a melhorarem porque são os vendedores do nosso pão: em Inharrime e nas terras à volta! Aqui ficam algumas fotos da venda do pão pelo distrito de Inharrime.





Durante este tempo, deu também para viajar um bocado no fim de semana e conhecer zonas lindas do interior e praias muito bonitas:
Praia do Tofo:




Transporte público para o interior, a caminho de Mocumbine:



O tempo passou rapidamente até que as meninas voltaram de férias. Vê-las contentes por terem estado com os seus avós, tios, irmãos… e contentes também por voltarem ao Orfanato preparadas para mais um semestre lectivo com as suas amigas…era emocionante!

Com as meninas a vida do Orfanato mudou: jogámos, brincamos, corremos, estudámos, partilhámos experiências… havia sempre muito para fazer e ajudar  e não parávamos todo o dia com actividades!
Deixo-vos duas fotos de dois destes dias:

Almoço do dia de celebração do Bicentenário de Don Bosco:




Depois de um grande jogo de Andebol num final de tarde:


Durante a minha estadia, apercebi-me do que representa o Centro Laura Vicunha para aquelas meninas maravilhosas: é a sua casa onde estão seguras, onde têm comida, onde há respeito por cada uma, espaço para brincar, amor, carinho e onde têm a oportunidade de estudar para um dia serem o que quiserem. É maravilhoso ver como a dedicação e amor das Irmãs Salesianas faz com que estas crianças sejam umas meninas felizes e possam construir as bases para um futuro risonho.

Apercebi-me também que cada um de nós, onde quer que esteja e qualquer que seja o tempo disponivel, se quiser, pode ajudar… participando fisicamente nas missões, ajudando a promover o seu desenvolvimento, apadrinhando uma criança.. há mil e uma maneiras de ajudar…basta querer.


Uma das frase que a Irmã Lucília me disse um dia, da autoria de Madre Teresa de Calcutá, e que a guardei e repito a quem pensa ajudar foi: “Sei que o meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele, o oceano seria menor”. 

1 comentários:

Anónimo disse...

Manuel, agradecemos o teu testemunho. Abraço da família Delgado.