Translate

terça-feira, outubro 05, 2010

Ir. Lucília na Rede Aga Khan para o Desenvolvimento

Queridos "Amigos", Padrinhos e Visitantes,

Tivemos entre nós a Ir. Lucília. Encontrou-se com os padrinhos do Norte, no Porto e em Santo Tirso em Setembro e com os do Sul, em Cascais e Charneca da Caparica em Outubro. Em breve estarão aqui fotos dos encontros.

Foi também agraciada pela Rede Aga Khan para o Desenvolvimento com apoio financeiro para a Escola Laura Vicuña. Na manhã de ontem 4 de Outubro, dia de São Francisco de Assis, amigo dos pobres e da Natureza, numa cerimómia na sede desta rede na Lapa, a Irmã recebeu tal oferta. Estava presente a Exma. Dra. Maria Barroso, que foi o motor para tal acontecimento. A ela devemos este apoio, e por ele estamos muito gratos.



Nas palavras de gratidão proferidas pela Ir. Lucília pudemos ouvir: "Empresto os meus lábios e o meu coração a todos aqueles pelos quais me sinto enviada, os mais pobres. Quero que sejam eles a exprimir através da minha voz, a cada um e a cada uma, que sejam eles, os últimos, os que não têm vez, como tanta vez se diz, a gritar o seu reconhecimento, porque não tinham escola e agora podem estudar, faltavam-lhes oportunidades e com o gesto que hoje se concretizou, eles podem continuar a sonhar. Obrigada!
(...)
(Deus) através da Dra. Maria Barroso, e da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento, veio mais uma vez dizer-me que as crianças, os pobres, as pessoas, «valem mais do que muitos passarinhos» e se Ele não deixa faltar o pão, também não permite que fiquem sem o pão da educação a que têm direito"

A Dra. Maria Barroso elogiou o trabalho que a Fundação Aga Khan e esta Rede Aga Khan para o Desenvolvimento fez, e continua a fazer para o desenvolvimento sustentável dos povos, dos mais necessitados, capacitando-os para o desenvolvimento. Elogiou também o trabalho que as salesianas fazem em Moçambique especialmente a Comunidade de Inharrime, pela educação das suas crianças.




Meus amigos, mais uma vitória, mais um objectivo alcançado. Com este apoio e o que conseguiu em Espanha já consegue construir as salas de aula que faltavam para completar os doze anos de escolaridade necessária para os jovens de Inharrime.
No avião em que partiu ontem à tarde iam também o senhor italiano e o filho, que construiram a Escola Primária em honra da sua esposa e mãe, uma professora primária. Ofereceram agora o autocarro que poderá transportar os alunos que vivem a 20 e mais kilómetros da escola.
Perante gestos como estes lembro as palavras de Chiara Lubich:
"O Amor verdadeiro, que Jesus quer, não admite discriminações. (...) Para este amor não existe aquele que é da minha pátria ou o estrangeiro, o da minha Igreja ou de outra, da minha religião ou de uma outra. Este amor ama todos. E é assim que nós devemos fazer: amar a todos."
Tanto bem que se consegue fazer e devemos tudo a vós. O nosso grande

KANIMAMBO

0 comentários: