Translate

sexta-feira, junho 29, 2007

"Sexta à Mesa"

Queridos Amigos, Padrinhos e Vsistantes,
Cá estamos para mais um "Sexta à Mesa". Hoje vamos continuar a nossa digressão por terras de África. Desta vez vamos para Guiné-Bissau e abrir-vos o apetite com um:


BRINGE DE PATO
Ingredientes


1 pato com 1,5 kg
3 dl de vinho branco
0,5 dl de vinagre
2 malaguetas
4 cebolas
5 dentes de alho
1 dl de óleo de amendoim
8 tomates maduros
1 colher de chá de colorau
200 gm de arroz
óleo para fritar
sal e pimenta, q.b.

Preparação
Lave o pato e esfregue-o por dentro e por fora com a mistura de malagueta, alho, colorau, sal e pimenta pisados. Adicione o vinho e o vinagre. Deixe ficar assim temperado de um dia para o outro, para marinar.
Leve ao lume, num tacho, o óleo, duas cebolas às rodelas e dois tomates, sem pele nem sementes. Logo que a cebola esteja loura, junte o pato e deixe refogar por alguns minutos. Acrescente água suficiente para cozer.
Quando estiver cozido, retire o pato do caldo e corte-o aos bocados. Frite-o num pouco (cerca de 1 dl) de óleo vegetal. Retire e deixe arrefecer.
À parte, faça um novo refogado com o óleo de amendoim, duas cebolas e quatro tomates. Quando a cebola estiver loura, deite metade do refogado sobre o pato já frio e deixe outra metade ficar no tacho.
Junte 200 gms de arroz, e deixe fritar por alguns minutos. Adicione o caldo onde cozeu o pato (o dobro do volume do arroz) e acerte o sal. Logo que esteja cozido, sirva tudo junto.
Vamos acompanhar este pato com um bom vinho português talvez da zona do Douro, e uma bela foto das nossas meninas

Mais uma vez obrigada à revista TV7 Internacional de onde retiramos a receita.
A todos vós o nosso,
KANIMAMBO


0 comentários: